Audi S3 – S de superior

600_audi_s3_1.jpg

Apesar de ser o mais pequeno dos “S”, a Audi não poupou esforços para posicionar o S3 ao nível dos seus irmãos maiores. Um excelente motor e um comportamento dinâmico inquestionável colocam-no no topo dos desportivos.

No ano em que comemora o décimo aniversário do A3, a Audi decidiu colocar a cereja no topo do bolo com o lançamento da segunda geração do desportivo S3. Uma prenda recheada de novidades que vem provar que a questão da idade apenas serviu para refinar, ainda mais, um conjunto que se posiciona na linha da frente entre os desportivos.

Para tal, nada melhor que pegar na versão normal de três portas do A3 e efectuar algumas intervenções cirúrgicas na estética, de forma a dar ao novo modelo a imagem desportiva e dinâmica de quem usa o distintivo “S”. O resultado final é uma carroçaria rebaixada em 25 milímetros, com uma grelha dianteira de uma só peça em cromo, um spoiler dianteiro com entradas de ar de maiores dimensões, faróis de xénon, retrovisores em cor de alumínio, saias laterais e traseiras, dois tubos de escape cromados de forma oval, jantes de alumínio de 18 polegadas e o logotipo “S” bem visível, tanto à frente, como atrás. Tudo feito com bom gosto e sem criar uma grande disparidade face à restante gama.

Seguindo a mesma receita, o interior foi, também ele, trabalhado ao pormenor de forma a, mais uma vez não entrando em roturas, conseguir o ambiente mais desportivo possível. Assim, numa atmosfera onde se respira qualidade, sobressaem os bancos desportivos (bastante envolventes), um painel de instrumentos com novo visual, volante desportivo em couro e pedais, alavanca da caixa de velocidades e saídas do ar condicionado circulares todos em alumínio. A completar o cenário surge o símbolo “S” bem visível em cada um destes elementos.

A verdadeira alma
Contrariando a máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras”, a verdadeira alma do S3 não está no estilo, mas no conteúdo técnico.

Partindo do actual motor TFSI de 2.0 litros com turbo e injecção directa de 200 CV (o mesmo que é utilizado pelo Seat Leon FR e pelo VW Golf GTI), a Audi conseguiu elevar a potência para uns excelentes 265 CV, acompanhados por um binário máximo de 350 Nm, que se mantém constante entre as 2500 e as 5000 rpm. O segredo reside numa profunda revisão do motor, com muitos dos componentes mecânicos a serem reforçados (bloco, pistões e bielas), na introdução de um novo turbocompressorn com uma pressão máxima de sobrealimentação de 1,2 bar (0,9 bar no Golf) e na optimização dos injectores. Isto num conjunto que pesa pouco mais de 150 quilos e que, segundo a marca, tem um consumo médio de 9,1 litros.

Para gerir todos estes números, a marca adoptou uma caixa manual de seis velocidades, com relações mais curtas e precisas face ao modelo original. Uma aliança feliz, na medida em que nos permite desfrutar com eficácia de todas as capacidades do TFSI como fica provado nos 250 km/h de velocidade máxima limitada e nos 5,7 segundos de aceleração dos 0 aos 100 km/h.

Seja como for, um bom desportivo que se preze não pode viver só do motor e o S3 não foge à regra. Com tracção integral permanente (quattro) com uma embraiagem multidisco (Haldex) de controle electrónico situado junto ao diferencial traseiro para criar um maior equilíbrio do conjunto, o novo Audi apresenta, como referimos, uma suspensão rebaixada em 25 mm e uma taragem das molas e amortecedores mais rija que, se por um lado penaliza os níveis de conforto, por outro, faz com que as curvas mais difíceis, sejam feitas com uma precisão milimétrica e uma segurança irrepreensível. Para ajudar à festa juntam-se, ainda, os vários dispositivos de segurança activa (controlos de estabilidade e tracção), uma direcção electromecânica, que nos transmite com exactidão todas as trajectórias, os pneus com jantes de alumínio de 18 polegadas (225/40) e os travões ventilados nas quatro rodas.

in “Turbo Online”

Anúncios

~ por Luis Matos em Novembro 17, 2006.

3 Respostas to “Audi S3 – S de superior”

  1. audi are amazing cars i just wish i had the money to buy one. sniff sniff
    maybe one day but untill then i will have to just make do with the pics

  2. cara eu fiquei apaixonado pelo audi depois q eu assisti o filme “carga explosiva 2 o carro e dimais…….

  3. mas eu so qria um s 3 pra mim dar umas voltas nele . coitado d mim, nunca q eu vou entra num audi nao importa qual seja …..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: